Início Segurança

Novo app bloqueia chamadas e mensagens de motoristas enquanto eles estão no trânsito

O app bloqueia as notificações para evitar distrações enquanto a pessoa está dirigindo

seguro DPVAT lançou o aplicativo Modo Trânsito, disponível apenas para Android, o objetivo é fazer com que os motoristas não tenham distrações com chamadas e mensagens enquanto dirigem.

Mexer no celular enquanto está no volante já é a terceira maior causa de acidentes no Brasil, portanto evitar distrações pode diminuir os casos.

O aplicativo bloqueia mensagens e chamadas quando é ativado. Funciona assim: quando o motorista entra no carro ele ativa o “modo trânsito”, dessa forma qualquer notificação vai ser respondida automaticamente pelo app. Se for uma mensagem no WhatsApp uma mensagem é enviada informando que a pessoa está no trânsito e não pode responder pelo próprio mensageiro. O mesmo ocorre com SMS ou chamada, a diferença é que a mensagem é enviada como uma mensagem normal.

Há uma mensagem padrão, que já está disponível no próprio app que diz: “Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e de todos, respondo em breve”. Mas ela também pode ser personalizada do jeito que o usuário achar melhor. O mesmo texto é enviado para todos os aplicativos.

Além de enviar a mensagem também é possível habilitar a função de enviar a localização no momento em que a pessoa recebeu a mensagem ou ligação. Essa função precisa ser ativada no app com o consentimento do motorista. Caso o usuário optar por acionar essa opção, a pessoa que tentou entrar em contato recebe, juntamente com o texto, a localização de onde o motorista está.

Depois que a viagem já tiver sido encerrada basta clicar em “desativar” que as notificações voltam a ser encaminhadas normalmente para o smartphone.

O DPVAT já informou que está trabalhando para disponibilizar o app também para os iPhones, que tem o sistema operacional iOS. Apesar de não informar uma data, a descrição do aplicativo na loja de apps da Google diz:  “em breve, estará também para iOS”, portanto não deve demorar. Para quem tiver smartphones Android o app Modo Trânsito já está disponível gratuitamente. Você pode fazer o download clicando aqui.