Início Política

No Cosud, governadores se comprometem com à sustentabilidade ambiental

Foto/Divulgação - AEN

Os governadores dos sete Estados que formam o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) decidiram buscar, em conjunto, soluções que aliem desenvolvimento econômico à sustentabilidade ambiental. A bioeconomia e o uso de economia criativa foram os principais temas abordados durante o segundo dia do 6º encontro do Cosud, neste sábado (29), em Foz do Iguaçu, na Região Oeste.

Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo assumiram o compromisso de buscar ações para fomentar o desenvolvimento de pesquisa científica e de novas tecnologias capazes de gerar um crescimento econômico sustentável, além de incentivar novas técnicas de produção que eliminem a necessidade de utilização de recursos fósseis no longo prazo.

O consórcio reforçou também o apoio irrestrito ao Acordo de Paris, como uma resposta aos recentes desastres ambientais e alterações climáticas no Brasil e no mundo. O acordo da Organização das Nações Unidas (ONU) busca a redução dos gases de efeito estufa a partir de 2020.

PRESENÇAS – Participaram também do encontro os governadores joão Doria (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Carlos Moisés (Santa Catarina) e Claudio Castro, governador em exercício do Rio de Janeiro; o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Júnior; a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa; além de secretários de Estado.

COSUD – O Cosud foi criado em março de 2019 com intenção de integrar dez áreas de trabalho dos sete estados: segurança, saúde, educação, turismo, sistema prisional, logística e transporte, combate ao contrabando nas suas diferentes áreas, desburocratização, desenvolvimento econômico e tecnologia e governos digitais. O consórcio representa 70% da economia do País e 108 milhões de habitantes.

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior participa neste sábado (29) do 6º COSUD (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) em Foz do Iguaçu.
Foz do Iguaçu, 29/02/2020 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN