Início Política

‘Nós acabamos nos acostumando com uma sensação de que insegurança é normal’, afirma Moro, em São José dos Pinhais

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou, nesta sexta-feira (4), que os índices de criminalidade cresceram nos últimos anos ao ponto que “acabamos nos acostumando com uma sensação de que insegurança é normal”.

O ministro esteve em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para anunciar os resultados do primeiro mês do programa-piloto “Em Frente, Brasil”.

A cidade é uma das cinco integrantes do projeto-piloto do governo federal de ações conjuntas da Força Nacional em estados e municípios para enfrentar crimes violentos.

“Os índices foram crescendo tanto nos últimos 15 anos, e nós acabamos nos acostumando com uma sensação de que insegurança é normal, que sair na rua com medo é normal, que 60 mil assassinatos, que foi o recorde em 2016 é normal e que nós temos que aprender a viver dessa maneira”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, os homicídios nas cidades onde o programa está sendo testado caíram 53% em setembro, em comparação com o mesmo mês de 2018.

Em São José dos Pinhais, segundo o governo, houve 40% de queda nos homicídios dolosos e de 24% nos roubos.

Além da cidade paranaense, fazem parte do programa Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Paulista (PE) e Goiânia (GO).