Início Esportes

Paraná Clube ativa o modo ‘Jenigol’, vence o CRB e dorme no G4

O Paraná Clube venceu por 2 a 1 o CRB, nessa quinta-feira (dia 5), pela 21ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 4º lugar, com 32 pontos, mas pode perder posições até o término da rodada, no domingo. A equipe alagoana está na 8ª colocação, com 30 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

A vitória só veio quando o Paraná ‘ativou o modo Jenigol’. Depois de um péssimo desempenho no primeiro tempo, o time reagiu na segunda etapa, dominou o adversário e empatou com um belo gol do centroavante Jenison, que criou a expressão ‘modo Jenigol ativado’ para valorizar sua fase artilheira. Em seguida, o time paranaense virou para 2 a 1 com belo gol do lateral Sueliton.

ARTILHARIA
O centroavante Jenison é o artilheiro do Paraná em 2019, com 13 gols em 31 jogos. Também é o goleador da equipe na Série B, com 5 gols em 18 partidas.

FATOR CAMPO
A especialidade do CRB é jogar fora de casa – é o melhor visitante da competição, com 19 pontos em 10 jogos. Como mandante, é o segundo pior, com 11 pontos em 11 partidas. O Paraná agora está em 2º lugar no ranking de visitantes, com 17 pontos em 11 jogos fora de casa.

ESCALAÇÃO
A novidade no time titular foi a estreia do meia Vitinho (29 anos, ex-Bragantino). As baixas no Paraná eram os meias João Pedro (suspenso), Matheus Anjos (lesionado) e Fernando Neto (lesionado).

ESQUEMA TÁTICO
Outro novidade foi o esquema tático. Antes, o treinador vinha usando o 4-2-3-1, com Luiz Otávio improvisado como extremo, na direita. Dessa vez, adotou o 4-1-4-1, com Jhony Douglas como único volante. A linha de quatro tinha dois jogadores abertos pelos lados do campo (Vitinho na direita e Bruno Rodrigues na esquerda) e dois meias centralizados (Itaqui e Luiz Otávio). No segundo tempo, porém, o time voltou aos 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O início foi equilibrado, com o Paraná marcando avançado e conseguido iniciar bem algumas jogadas. O CRB teve dificuldades nesse período, mas encontrou espaços a partir dos 20 minutos. Aos 23, Lucas Siqueira ficou livre na ponta-esquerda e cruzou para Felipe Ferreira chutar: 1 a 0. Depois do gol, o time paranaense se perdeu no jogo, não atacou e viu o adversário criar três jogadas perigosas no ataque.

ARBITRAGEM
Aos 41 do 1º, Guilherme Santos foi derrubado na área por Wellington Carvalho. O árbitro não marcou pênalti. Na Central do Apito do Sportv, o ex-árbitro Sandro Meira Ricci afirmou que o lance foi normal, sem falta.s

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o técnico Matheus Costa tirou Itaqui e colocou o meia Alesson. O esquema tático mudou para o 4-2-3-1, com Vitinho (centro), Bruno Rodrigues (esquerda) e Alesson (direita) na linha de três. O Paraná voltou com tudo e criou quatro boas jogadas ofensivas em cinco minutos, todas pelo lado esquerdo, com Bruno Rodrigues e Guilherme Santos. Aos 14, Sciola saiu lesionado. Entrou Sueliton. Aos 23, saiu Vitinho e entrou o ponta Pimentinha (31 anos, ex-Botafogo-SP), que também fez sua estreia. O empate só veio aos 29. Guilherme Santos tocou para Jenison, que esbanjou categoria, fintou o zagueiro e chutou no canto, com estilo: 1 a 1. A virada veio aos 31. Sueliton disparou, tabelou com Pimentinha, invadiu a área e soltou a bomba no canto: 2 a 1. Aos 45, Wesley Dias (ex-Paraná) cometeu falta violenta e foi expulso.

ESTATÍSTICAS
Na partida, o Paraná somou 9 finalizações (5 certas), 51% de posse de bola, 90% de acerto nos passes e 4 escanteios. O CRB obteve 15 finalizações (3 certas e uma na trave), 49% de posse de bola, 86% de acerto nos passes e 2 escanteios. Os números são do Sofascore.

CRB 1×2 PARANÁ
CRB: Vinícius; Daniel Borges, Wellington Carvalho, Victor Ramos e Igor; Claudinei (Wesley Dias) e Lucas Siqueira (Elton); Lucas Abreu, Felipe Ferreira (William Barbio) e Alisson Farias; Léo Ceará. Técnico: Marcelo Chamusca
Paraná: Thiago Rodrigues; Éder Sciola (Sueliton), Leandro Almeida, Rodolfo e Guilherme Santos; Jhony Douglas; Luiz Otávio, Itaqui (Alesson), Vitinho e Bruno Rodrigues; Jenison. Técnico: Matheus Costa
Gols: Felipe Ferreira (23-1º), Jenison (29-2º) e Sueliton (31-2º)
Expulsão: Wesley Dias (45-2º)
Cartões amarelos: Jhony Douglas, Leandro Almeida, Thiago Rodrigues (P). Elton, Lucas Abreu (C).
Árbitro: William Machado Steffen (SC)
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Léo Ceará chuta de fora da área. Thiago Rodrigues espalma no canto.
18 – Itaqui solta a bomba de longe. O goleiro espalma.
23 – Gol do CRB. Lucas Siqueira entra livre na ponta-esquerda e cruza. Felipe Ferreira salta e chuta de voleio. 
27 – Alisson Farias cruza. Sciola corta e a bola sobra livre para Lucas Abreu. Na cara do gol, ele chuta para fora.
31 – Igor avança e chuta de fora da área. Thiago Rodrigues defende no canto.

Segundo tempo
1 – Bruno Rodrigues cruza da esquerda. Jenison cabeceia ao lado do gol.
2 – Bruno Rodrigues chuta de fora da área. O goleiro segura quase no centro.
3 – Guilherme Santos tabela com Bruno Rodrigues, invade a área e cruza com perigo. A zaga do CRB sofre para tirar o perigo.
5 – Boa troca de passes do Paraná. Sciola cruza na medida para Vitinho. Ele chuta fraco e o goleiro segura.
26 – Falta quase na risca da área. Felipe Ferreira cobra no ângulo. A bola raspa no travessão e sai.
29 – Gol do Paraná. Guilherme Santos toca para Jenison, na área. Ele finta um e chuta no canto, com estilo.
31 – Gol do Paraná. Sueliton dispara, tabela com Pimentinha, invade a área e solta a bomba no canto.
38 – Cruzamento. Thiago Rodrigues corta mal. Elton pega rebote e chuta na trave. 
43 – Alesson invade a área e tenta o toque para Pimentinha. A zaga corta.
45 – Wesley Dias (ex-Paraná) comete falta violenta e é expulso.