Início Cidadania

Paraná reforça fomento ao turismo com os Jogos de Aventura e Natureza

Os Jogos de Aventura e Natureza foram iniciados neste sábado (10), em Matinhos, com vários shows que animaram o público.

O governador Ratinho Junior esteve presente e reforçou a opção de fazer do turismo, especialmente no Litoral, um dos pilares do desenvolvimento econômico e social do Paraná.

O enfoque do governo é o Paraná voltar a ser o maior pólo turístico no sul quando se fala em turismo litorâneo, náutico e até fora de temporada.

“A ideia é trazer turistas para o Litoral fora também da época de veraneio. Programar uma agenda cheia para o ano, que possa movimentar o comércio das cidades, a economia regional”, afirmou o governador. “Tudo isso reunindo essa natureza belíssima, aventura e esporte”, acrescentou.

Ratinho Junior disse ainda que em função do sucesso desta primeira fase dos Jogos, a intenção do Governo é criar um calendário fixo de eventos espalhados pelo Paraná. “Vamos ampliar o número de cidades beneficiadas por esse modelo de projeto”, reforçou.

O formato da competição é pioneiro no Brasil e permite explorar atrações e belezas naturais. São cinco etapas e 29 modalidades, passando por três diferentes regiões do Paraná. A primeira, entre 10 e 18 agosto, no Litoral, terá disputas de ciclismo, beach soccer, paraquedismo e bodyboard, além de clínicas, uma espécie de oficinas para ensinar a comunidade.

A expectativa da Esporte Paraná é que a fase inicial da competição movimente em torno de 20 mil pessoas – 2,5 mil atletas no Litoral. “Todos estão muito motivados, o Litoral ficou cheio com esse grande e inédito evento”, afirmou o diretor-presidente da Esporte Paraná Hélio Wirbiski.

Depois, os Jogos voltam para o Litoral para a quarta fase, de 19 a 27 de outubro. O programa de competições será fechado em dezembro, na região conhecida como Angra Doce, no Norte Pioneiro, de 23 de novembro a 1º de dezembro.