Início Geral

Paraná Rosa: caminhada e atividades culturais marcam encerramento em Guaratuba

Neste ano, as ações do Paraná Rosa trouxe a prevenção e promoção do cuidado integral da saúde das mulheres foram levadas a 43 municípios do paraná.

Em Guaratuba foram realizadas diversas atividades durante todo o mês. Entre elas, exames de saúde, palestras com profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física.

Nesta quarta-feira (30), para encerramento da campanha aconteceu uma caminhada contra o câncer de mama, da Praia Central até a Praça Cel. Alexandre Mafra.

Na Praça, a mulheres e o público receberam palestras, músicas, atividades em grupos, apresentações culturais e mais atrações.

Participou do evento a primeira dama do estado Luciana Saito Massa, que segundo ela o estilo de vida das mulheres pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer. A campanha veio mostrando a importância da mulher no núcleo familiar.

Para o prefeito Roberto Justus, o objetivo foi fazer com que ações de conscientização com cuidados da saúde chegue ao máximo possível de mulheres, e intensificou o relacionamento entre prefeitura e governo do estado. Segundo o prefeito, o momento é de valorização a todas as equipes que trabalham o ano todo na prevenção.

O gerente da 1ª Regional de Saúde do litoral, José Carlos de Abreu também participou do evento de encerramento do Paraná Rosa, ele disse que as mulheres do litoral atenderam o chamado para a vida, através das ações feita pelos municípios.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018 o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. O número de óbitos em decorrência da doença alcançou 1.012 mulheres no Paraná no ano passado. Até de junho deste ano, o Estado realizou 144.409 mamografias e 295.676 exames preventivos de colo de útero. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 179 mamógrafos SUS distribuídos nas 22 Regionais de Saúde.

Veja todas as fotos aqui.

Fotos: Yuri Braz