Início Cidadania

Guaratuba adere ao paver, conhecido como “asfalto ecológico”

Foto: evening_tao/ br.freepik.com

Os pisos intertravados, também conhecidos como pavers, vem se tornando uma opção muito adotada nas grandes cidades. Conhecido como asfalto ecológico, o paver é um pré-fabricado de concreto que atrai por suas vantagens para construções e estruturas ecológicas.

Atualmente, o material é utilizado em diversas categorias e edificações da construção civil. Em projetos que se propõem a desenvolver uma estrutura ecológica, o paver é unanimidade.

Companhias especializadas no produto preveem um grande crescimento de adeptos ao paver nos próximos anos, até mesmo substituindo o asfalto em vias urbanas com maior circulação de veículos. O asfalto, que ainda é o material mais usado nas ruas do país, é um fator importante para se entender as altas temperaturas que observamos ao longo do ano. Devido à cor escura, o material contribui para a absorção dos raios solares e distribuindo esse calor nos centros urbanos. Já o paver, sendo claro, elimina essa possibilidade, equilibrando as temperaturas.

 

Ecológico

Como descrito no título, o paver apresenta um cuidado especial com o meio-ambiente. Em seu processo de produção, uma menor quantidade de energia é consumida, além de um menor número de resíduos gerados e uma permeabilidade do pavimento mais eficaz, facilitando o escoamento da chuva.

Chuvas

Outra comparação importante entre o asfalto e o novo material é seu capacidade de escoamento de água. Quando asfaltado, o solo se impermeabiliza, dificultando a drenagem das vias, aumentando os riscos de enchentes e enxurradas. As mais recentes obras da Prefeitura de Guaratuba, por exemplo, já aderiram ao novo material, o que deve otimizar a qualidade de vida do cidadão e também ser uma medida de prevenção contra enchentes e alagamentos.

A rua Vieira Santos, por exemplo, é toda composta pelo piso intertravado.

Colocação de paver na rua Vieira Santos (Foto: Prefeitura de Guaratuba)
Rua Vieira Santos (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

É mais barato

Além desses tantos benefícios ecológicos, o quesito econômico também se mostra muito favorável ao material. Um baixo custo de produção e a capacidade equiparável ao asfalto, faze do paver uma boa opção.

“O piso intertravado, quando empregado de maneira correta, apresenta desempenho similar ao do asfalto na pavimentação de ruas: suporta com alto grau de satisfação cargas verticais, dinâmicas horizontais e movimentos de rotação. A carga é distribuída de maneira uniforme” escreve a Pirâmide Pré-Moldados em artigo em artigo.

O processo de manutenção dos pavimentos intertravados também é facilitado e demanda um baixo custo no procedimento. As peças podem ser substituídas rapidamente por simples remoção.

 

(Redação de Victor Assis)