Início Litoral Pichação, um problema nas cidades brasileiras

Pichação, um problema nas cidades brasileiras

238
Imagem Cristiano Araujo

Não existe nenhuma cidade no Brasil que não sofra pichações. Talvez uma ou outra tenha formas de combater mais eficazmente este problema, mas essencialmente é um problema que acomete todas as cidades brasileiras em menor ou maior grau. Em todas invariavelmente o mesmo cenário.

Guaratuba uma cidade turística que precisa de uma boa apresentação, também vive este problema.

A equipe da Radio Litorânea foi ouvir as pessoas, para tentar entender porque existe este tipo de comportamento. O que leva alguém a se arriscar a fazer um ato tão sem graça e de um mau gosto? Ou será que alguém acha que isso é cultura?

A moradora Maria Torres, vítima destes vândalos, acha que isso é coisa de jovem sem causa “É falta de trabalho, de estudo, educação do lar: infelizmente há um exército desses vagabundos que não trabalham durante o dia e, durante as altas madrugadas, como morcegos, esses “insetos racionais”, saem emporcalhando tudo que vem à frente. Disse a moradora.

Para o comerciante Mauricio Pereira, que já perdeu as contas de quantas vezes teve que refazer a pintura de sua loja, o problema está nas leis brandas demais. “Se as nossas leis fossem mais duras, não teríamos tantos desses perdidos que tanto enfeiam as vilas e as cidades e trazem grandes prejuízos e desgostos para tantos proprietários”. Lamentou

Mas o que é a pichação? Uma arte urbana, sujeira, crime ou manifestação artística?  Não encontramos ninguém que defendesse esta prática.Vamos começar ressaltando que existe uma grande diferença entre grafite e pichação. O grafite é considerado uma arte de rua. Já a pichação é uma atitude de vandalismo e tratada como crime.

A prática de pichar é condenada pelo artigo 65 da Lei dos Crimes Ambientais, número 9.605/98, e que estabelece punição de três meses a um ano de cadeia, além do pagamento de multa àquele que “pichar,  por outro meio, conspurcar edificação ou monumento urbano”.

A pichação é considerada conduta penalmente reprováveis, pelo dano que causam ao ambiente, em razão da poluição visual e devem ser punidas como vandalismo, cidades como Guaratuba estão de olho neste pessoal através das câmeras de monitoramento.