Início Litoral Porto de Itapoá inaugurou a primeira etapa de expansão

Porto de Itapoá inaugurou a primeira etapa de expansão

36

Localizado no Norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá acaba de dobrar sua capacidade instalada, atingindo 1,2 milhão de TEUs/ano. A inauguração dessa nova fase aconteceu na quinta feira( 9). As obras de ampliação, iniciadas em 2016, contemplam 100 mil m² adicionais de pátio e 170 metros de píer. Passa a ter uma das maiores capacidades instaladas de movimentação de contêineres da região Sul. A nova estrutura exigiu investimento de R$ 360 milhões e vai gerar 300 novos postos de trabalho a partir deste ano.

Em 2017, o Porto registrou acréscimo de 14% em sua movimentação total, em relação ao ano interior, incluindo exportações, importações, cabotagem, transbordos e contêineres vazios. A previsão para 2018 é que o desempenho fique 22% acima do obtido no ano passado

De acordo com o presidente do Porto Itapoá, a terceira fase do empreendimento prevê 200 mil m² adicionais de pátio (já com aterro concluído) e um novo berço de atracação com 410 metros. A evolução desta obra está prevista para os próximos três anos. O terminal iniciou suas obras em 2007 como um projeto greenfield (incipiente). Em 2011, deu-se início as operações, com capacidade instalada para movimentar 500 mil TEUs anuais. Em dois anos de operação essa capacidade já tinha sido superada anualmente, dando condições e viabilidade para o Porto Itapoá iniciar seu processo de expansão.