Início Litoral

Praias do Paraná seguem com boa condições para banhos

A qualidade das águas no Interior até o momento não sofreu alterações

Foi emitido, nesta sexta-feira (14) novo boletim de balneabilidade pelo Instituto Água e Terra, o mesmo indica um novo ponto de más condições para banho. Além da Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Marumbi, próximo à ponte Estrada Anhaia, em Morretes, agora o Rio Nhundiaquara, no Largo Lamenha Lins, em Morretes, aparece como impróprio para banho nessa semana.

O Rio Nhundiaquara, em Porto de Cima, Morretes, voltou a apresentar boas condições para banho. A qualidade das águas no Interior até o momento não sofreu alterações.

“O resultado alterado no Largo Lamenha Lins se dá em razão da maior intensidade de chuva no mês de fevereiro que pode ser mais forte em alguns pontos”, explica a gerente de Licenciamento Ambiental do Instituto Água e Terra, Ivonete Coelho. “Em Porto de Cima o resultado da coleta dessa semana apontou um índice menor de bactéria”, acrescenta.

Anualmente, técnicos do instituto monitoram a qualidade das águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração das bactérias Escherichia coli (E.coli) na água. Quanto maior a quantidade, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas, provocando problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreias.

LITORAL – São monitorados 49 pontos de toda a orla: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, 6 na Ilha do Mel, 3 em Morretes e 2 em Antonina.