Início Litoral

Projeto paranaense acompanha liberação da pesca ao camarão

A equipe do Meio Ambiente da empresa pública Portos do Paraná participou da Oficina Estadual de Trabalho para a elaboração da proposta do Paraná para a gestão  da pesca do camarão, no âmbito da Região Sul do Brasil.

O encontro aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro, no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, em Paranaguá, um mês antes do término do período de defeso no litoral  dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

O objetivo do encontro foi discutir e buscar, de forma participativa, soluções viáveis para os problemas identificados na pesca do camarão, junto ao setor pesqueiro, por meio das oficinas locais.

A consultora da ONU, Ana Sílvia Costa Silvino, enfatizou no encontro que este trabalho vem sendo desenvolvido em 15 estados brasileiros. O pescador participa de forma contínua. A ele é repassada a responsabilidade e o compromisso de acompanhar o projeto. Ele precisa participar primeiro das reuniões locais, depois das estaduais e levar para a comunidade tudo que foi acertado. Depois, quatro representantes do Paraná seguem para a reunião regional, repassando o teor do encontro para seus pares na volta.

Os encontros já aconteceram nos municípios de Guaratuba, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Paranaguá. A reunião regional está prevista para dias 22 e 23 de janeiro de 2020, em Brasília, quando é esperado que esteja concluído o plano de gestão da pesca de camarões para região Sudeste e Sul.

O período de defeso do camarão terminou no dia 30 de novembro e a partir de 1 de dezembro está liberado a pesca do camarão por mais nove meses.

Também, a temporada de caranguejo 2019 começa oficialmente em 1º de dezembro. Lembrando que fica permitida apenas a captura dos machos com carapaça igual ou maior a 7 centímetros. As fêmeas e os animais com dimensões inferiores não podem ser capturados em nenhuma época do ano.

Receita de Arroz de Caranguejo com Camarão

Ingredientes:

01 xícara de arroz cozido
500 g de caranguejo
300 g de camarão
10 patinhas de caranguejo para enfeitar
01 leite de coco
01 creme de leite

01 cebola picada
03 colheres de azeitona
01 pimentão verde pequeno
01 tomate cortada pequena
01 pimentinha picada
Cheiro verde, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Numa panela refogue com azeite a cebola , o pimentão , o tomate ,cheiro verde , pimentinha , azeitona e o caranguejo. Acrescente o arroz e misture o creme de leite e o leite de coco e o jambú. Numa outra panela asse o camarão e as patinhas de caranguejo. Misture ao arroz de caranguejo . Decore com camarões grandes e bom apetite.