Início Política

Projeto que incentiva a transparência em prefeituras do litoral teve encerramento da etapa ontem

O encerramento desta etapa foi ontem em Matinhos .Após 12 meses de reuniões e aulas sobre governo aberto, o projeto transparência, integridade pública, controle interno e controle social, o projeto “Litoral Transparente” formou mais de 100 servidores municipais, de seis municípios do litoral. O programa é realizado pelo Instituto Ethos e Escola de Políticas Públicas, braço educacional da Agenda Pública.

O projeto foi nos municípios de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, com a articulação local da Amlipa – Associação dos Municípios do Litoral e com o apoio da Techint Engenharia e Construção.

O programa tinha como principal objetivo fomentar a adoção de práticas e o desenvolvimento de ações de Governo Aberto e integridade pública, através da formação de servidores públicos, com foco em ética, controle interno e transparência, e do uso de instrumentos de aprimoramento da transparência ativa.

Para os participantes, todos profissionais da área pública, as formações mudaram a forma como enxergam a gestão. Graziela Franco, diretora-geral da secretaria de turismo da Prefeitura de Matinhos, o programa a fez entender a importância de um trabalho transparente.

De acordo com os organizadores, a expectativa é que o projeto seja replicado em outras regiões do país.