Início Educação

Prova Paraná acontece amanhã, a expectativa é de mais de 1,2 milhão de participantes

Acontece nessa terça-feira (18) a primeira edição da Prova Paraná 2020. A prova será aplicada para estudantes de toda a rede estadual e de 398 redes municipais de ensino. Participam alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (municipal), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (estadual), do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além das modalidades Educação para Jovens e Adultos (EJA ) e Médio Integrado. - Foto: Arquivo AEN

Será realizada amanhã (18) a primeira edição da Prova Paraná 2020. Com o objetivo de avaliar a educação do estado, a prova será aplicada em toda a rede estadual e em 398 redes municipais de ensino. Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (municipal), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (estadual), do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além das modalidades Educação para Jovens e Adultos (EJA ) e Médio Integrado participam do exame. Ao todo, é previsto a participação de cerca de 1,2 milhão de alunos em todo o Paraná.

A partir dos resultados obtidos através do material desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, é possível elaborar estratégias pedagógicas específicas e diferenciadas, garantindo um maior aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

Inovação e inclusão

Para a primeira edição deste ano, a prova traz a novidade da inclusão conteúdos de Língua Inglesa para o teste. Algumas séries, porém, ficam eximidas dessas questões (são elas, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental e EJA). Outros conteúdos devem ser integrados para a próxima edição, que deve acontecer nos dias 05 e 06 de maio.

Provas adaptadas para alunos com necessidades especiais também foram desenvolvidas para a Prova Paraná. Avaliações em Braille, provas ampliadas, uso de programas leitores de texto, tempo ampliado e auxílio de professores de apoio vão permitir que a prova se torne mais inclusiva, atendendo às diferentes demandas que as escolas atendem.

Programação

A aplicação da Prova Paraná tem duração de 2 horas (para 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), 2h30 (para os demais anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e 1 hora (para a EJA). São quatro modelos de prova, com mais questões conforme o ano/série. Enquanto as avaliações do 5º ano do EF são compostas por 44 questões, por exemplo, as provas do Ensino Médio têm 65 questões.

 

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)