Início Geral Ratinho se reúne com senadores para defender estados na reforma

Ratinho se reúne com senadores para defender estados na reforma

95

Diante das poucas chances de emplacar estados e municípios no texto da reforma da previdência que deve ser votado nesta quarta-feira (10) na Câmara dos deputados, os governadores favoráveis à reforma já começam a articular a proposta com os senadores, que analisarão o texto depois da Câmara.

Na tarde desta quarta-feira, o governador Ratinho Junior (PSD) participará de uma reunião na comissão especial do Senado que acompanha a reforma da previdência. Além do governador do Paraná, a comissão presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) deve receber os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Piauí, Wellington Dias.

Quem indicou que o senado pode ser um caminho para incluir estados e municípios na reforma foi o próprio presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

No último dia 2, após encontro com os governadores de Alagoas, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Paraíba e Piauí na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o Alcolumbre avaliou que a inclusão dos estados na reforma da Previdência poderia ser discutida pelos senadores, caso não fosse aprovada sua inclusão no texto que seria votado na Câmara.

Na Câmara, a inclusão automática de estados e municípios tem poucas chances de ser aprovada. Ainda assim, existe a possibilidade de que os deputados estabeleçam que os entes subnacionais devem fazer suas reformas prazos em um prazo a ser estipulado.