Início Litoral Residência terapêutica é discutido por profissionais de saúde mental, em Paranaguá

Residência terapêutica é discutido por profissionais de saúde mental, em Paranaguá

37

A Secretaria de Estado da Saúde promoveu em Paranaguá uma capacitação para profissionais de saúde mental para debater a residência terapêutica com enfoque no combate ao estigma das pessoas com transtornos mentais.

A capacitação teve como tema Serviço Residencial Terapêutico e a Promoção para o Cuidado em Liberdade, e tratou da necessidade da articulação intra e intersetorial, o incentivo à autonomia dos moradores, o direito de habitar a cidade e a implantação de mais Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).

Participaram aproximadamente 80 pessoas, entre profissionais da Rede de Atenção Primária da 1ª Regional de Saúde (RS) – Paranaguá, 2ª RS – Metropolitana de Curitiba e 15ª RS – Maringá. Também estavam presentes pacientes em atendimento e recuperação de transtornos mentais.

Além dos conteúdos teóricos, foi feita apresentação cultural por profissionais e moradores dos Serviços Residenciais Terapêuticos do Município de Maringá. A coordenadora de Saúde Mental da 1a Regional de Saúde, Márcia Silvana Fernandes, disse que o encontro foi muito produtivo para a troca de experiências e compreensão sobre o modo de lidar com a saúde mental na sociedade.