Início Litoral

SAMU de Guaratuba recebe nova ambulância

Na manhã de sexta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Guaratuba recebeu através do Ministério da Saúde uma nova ambulância ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O veículo Mercedes Benz, modelo furgão Sprinter 415, com recurso de R$ 172 mil.

O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.

Essa ambulância do SAMU é uma grande conquista para o município. Com toda a certeza conseguiremos prestar um atendimento ainda melhor para nossa população na área da Saúde, declarou o prefeito Roberto Justus.

O SAMU é de extrema importância para o município e a população. Com a renovação da frota podemos ampliar o atendimento e atender melhor a todos com equipamentos mais modernos. A nova unidade possui todos os equipamentos necessários para oferecer atendimento de excelência aos pacientes, com o menor tempo de resposta entre o chamado e a chegada ao local da ocorrência.

Para Everllin Guiguer, diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral (Cislipa), é resultado de um trabalho em conjunto dos municípios.

O objetivo do SAMU é socorrer rapidamente pacientes que precisam ser levados a unidades de urgência e emergência para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros.

O secretário de saúde Gabriel Modesto ressaltou que este ano o Ministério da Saúde antecipou as renovações 2020. Para o recebimento da nova ambulância demanda que a base do SAMU esteja regular e obedeçam todos os parâmetros das Portarias que regulam a urgência e emergência, o que ocorre em Guaratuba e no Litoral por meio do CISLIPA.

João Paulo Nunes, coordenador SAMU em Guaratuba, falou da melhora no atendimento com a nova ambulância. Ele lembra ainda, que o SAMU é um serviço gratuito, que funcionam 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos com equipe capacitada, acessado pelo número 192, e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.