Início Segurança

São José dos Pinhais recebe reforço militar para combater a criminalidade

O efetivo de reforço deve permanecer em São José dos Pinhais até dezembro, data de encerramento da primeira fase do projeto-piloto.

Mais 30 policiais militares do Paraná, de unidades do Interior do Estado, passam a reforçar as ações de policiamento em São José dos Pinhais, na RMC. O município está entre os cinco que recebem o projeto-piloto da Força Tarefa Em Frente Brasil, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com o comandante do 17°Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, receber mais policiais militares garantirá que o projeto tenha resultados ainda melhores.

O efetivo é da Rotam, Rondas Ostensivas Tático Móvel, de várias unidades operacionais e já está em São José dos Pinhais, contribuindo com as equipes do 17°Batalhão, da Força Nacional e de outras forças no trabalho ostensivo. Com o reforço, abordagens a pessoas e veículos, operações de saturação e blitz de trânsito passam a ser intensificadas na cidade, com a possibilidade de abrangência em locais com mais necessidade. O efetivo de reforço deve permanecer em São José dos Pinhais até dezembro, data de encerramento da primeira fase do projeto-piloto.

O projeto-piloto é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos de força de segurança pública federal, estadual e municipal para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social. A iniciativa está em andamento desde o dia 30 de agosto em São José dos Pinhais e em outros cinco municípios brasileiros, com previsão de atividade até dezembro.