Início Esportes

Secretário de Pesca de Guaratuba é destaque em edição especial do Guia do Capitão

Foto: Arquivo pessoal

O Guia do Capitão é uma publicação voltada ao turismo náutico e pesca esportiva, de grande circulação e destaque, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Pela participação no Boat Show deste ano, nossa cidade entrou no cenário de destinos náuticos nacionais e o Secretário de Pesca, Cidalgo Chinasso Filho, teve um perfil pessoal publicado, contando sua história e envolvimento com o mar, bem como, ressaltou as belezas e o potencial turístico de Guaratuba.

Recebendo o título de Capitão do Paraná, Cidalgo, destacou em entrevista, que “a experiência à frente da Secretaria de Pesca, só me enriqueceu do ponto de vista pessoal e profissional, esse contato com diversas realidades, desde o cotidiano do pescador artesanal, a realidade de venda do mercado municipal, o engajamento de nossos armadores em movimentos como o das 12 milhas, faz parte da minha rotina hoje e meu desejo é implementar políticas públicas eficientes. Almejo ser um Secretário reconhecido por seu envolvimento prático, pela presença na comunidade e não pela defesa baseada em teorias. O Fórum Náutico de SP desse ano mostrou que estamos no caminho certo e o Paraná busca seu lugar como destino náutico nacional, essa é nossa luta”.

Quando indagado sobre o rótulo elitista que alguns apontam para o turismo náutico, o Secretário foi enfático ao esclarecer que “o Sudeste detém 50% da frota náutica brasileira e a retração da economia aponta números negativos, especialmente para outras regiões. Por essa razão, temos que evoluir com planejamento e fomento à aquisição de embarcações, incentivos fiscais, rechaçando a ideia ultrapassada de que se trata de um turismo supérfluo, elitizado demais, o mercado náutico gera empregos diretos e indiretos, movimenta as cidades, e é essa a visão que temos que ter para o futuro”.