Início Litoral

Simulado de emergência é realizado no Porto de Paranaguá

Diversas entidades que compõem a comunidade portuária participaram quinta-feira (7) de um simulado de acidente em um rebocador no Porto de Paranaguá.

A ação foi organizada e executada por uma equipe da Svitzer, braço de reboque portuário do Grupo A.P. Møller Maersk, e apenas os funcionários responsáveis pela organização do simulado tinham conhecimento da realização do treinamento. Os tripulantes da embarcação, a equipe de prontidão ambiental terceirizada, que sempre acompanha os abastecimentos, e a empresa fornecedora do serviço não sabiam de nada.

Foi simulada uma ocorrência de rompimento da mangueira de abastecimento, que deu início a vazamento de óleo no cais. Este produto foi representado por salgadinhos. Logo, boias lançadas ao mar, simularam uma segunda situação emergencial: o produto que acaba escorrendo para a água.

Toda ação foi filmada, cronometrada e documentada pela Svitzer, passo a passo, com intenção de avaliar a reação da tripulação, das equipes de prontidão ambiental, das equipes de resgate e do funcionamento das normas de segurança do porto de uma forma geral.

Nesta ação, se envolveram a Diretoria de Meio Ambiente, Seção de Segurança e Medicina do Trabalho, a Guarda Portuária e a equipe do Centro de Prontidão Ambiental da empresa pública.