Início Litoral

Veja a Previsão do Tempo para Este Inicio de Semana no Litoral

Até a noite da quarta-feira, 30 de outubro, áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil e os três estados ficam sujeitos a temporais. 

Nuvens muito carregadas se espalharam sobre o Sul do Brasil durante o domingo, 27 de outubro, e provocaram temporais violentos nos três estados. Algumas rajadas de vento superaram os 100 km/h e mais de 50 mm foram acumulados em menos de 24 horas. Houve queda de granizo e alagamentos em Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná. A imprensa do Rio Grande do Sul informou que uma pessoa morreu e 13 ficaram feridas em Gravataí por causa da queda de raios.

Tempo muito instável nesta segunda-feira.

O tempo fica muito instável no Sul do Brasil nesta segunda-feira, 28 de outubro. Todos os estados terão mais pancadas de chuva com raios. Há risco de chuva forte e de mais ventania. Podem ocorrer rajadas de vento de 70 km/h a 100 km/h e também há risco de granizo.

No noroeste do Rio Grande do Sul, no centro-oeste de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Paraná, as pancadas de chuva devem ser mais frequentes.

Semana de alerta para temporais

Até a noite da quarta-feira, 30 de outubro, áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil e os três estados ficam sujeitos a temporais. 

O que estimula a formação de nuvens tão carregadas sobre o Sul do Brasil é basicamente a combinação de uma intensa entrada de ar quente úmido vindo do Norte do Brasil e uma queda de pressão atmosférica muito acentuada no noroeste da Argentina. Porém, a área de atuação deste sistema abrange também o Sul do Brasil, o Paraguai, o Uruguai e o sul da Bolívia. As nuvens carregadas se espalham por todas estas áreas.

O centro desta baixa pressão atmosférica estava com menos de 1000 hPa no domingo, 27, e deve se manter assim pelo menos até a manhã da quarta-feira, 30 de outubro. Tecnicamente pressões do ar muito baixa facilitam facilitam o desenvolvimento das grandes nuvens de temporal.

Entre terça e quarta-feira, esta área de baixa pressão atmosférica é reforçada pela passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul.

As condições para chuva e o risco de temporais começam a diminuir durante a quinta-feira, 1 de novembro, quando um sistema de alta pressão atmosférica começa a influenciar a Região Sul.