Início Geral

Vulcão entra em erupção nas Filipinas

O Taal é um dos vulcões mais ativos das Filipinas, embora não tenha ocorrido uma grande erupção desde 1977.

O vulcão Taal, nas Filipinas, começou a expelir lava nesta segunda-feira (13/01), e as autoridades alertaram para “mais atividades vulcânicas” nas próximas horas e dias. Espera-se que centenas de milhares de pessoas sejam afetadas.

Na noite de domingo, o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs) registrou pelo menos 75 terremotos vulcânicos causados pelo vulcão, localizado na província de Batangas, 65 quilômetros ao sul da capital filipina, Manila.

Milhares de turistas visitam o Taal todos os anos, e alguns fazem excursões à sua cratera, parcialmente inundada e onde é comum se ver pequenos traços de fumaça. Ele faz parte de uma cadeia vulcânica que se estende pela região oeste da ilha de Luzon.

Mais de 16 mil pessoas foram retiradas das áreas próximas a Manila na segunda-feira. Máscaras com que as pessoas se protegem das cinzas estão esgotadas no comércio da cidade. O aeroporto internacional de Manila também fechou, cancelando mais de 500 voos. No entanto, há previsão de que algumas aeronaves possam decolar no final do dia.

O vulcão é um das cerca de duas dúzias de vulcões ativos nas Filipinas, que é um dos países com os maiores riscos de desastres naturais do mundo. No final do ano passado, no período de Natal, um tufão causou danos generalizados e várias mortes.